segunda-feira, 22 de junho de 2009

Objetivo


Esse trabalho tem como objetivo de Mostrar e relembrar a História da Poesia Brasileira, Poesia lírica e poemas Brasileiros.

Poesia do Brasil

possível que a história da Poesia no Brasil comece com os Jesuítas, no primeiro século da colonização do Brasil (XVI); ou, mais exatamente, com José de Anchieta, jovem jesuíta das Canárias, evangelizador e mestre, que escrevia versos à Virgem nas areias da praia (é o que se conta).
A poesia do Brasil se desenvolveu ao longo dos séculos, passando por várias escolas até chegar ao momento atual, o chamado de pós-modernismo, onde não temos mais regras únicas para a produção poética, e a mesma segue o estilo de cada autor.

Poesia lírica

Poesia centrada na primeira pessoa do discurso (o eu lírico, que não deve ser confundido com o poeta) e cuja expressão é marcada por subjetividade. Geralmente, mas não sempre, o conteúdo do poema lírico são emoções do sujeito (o eu lírico) expressas em forma musical (por isso o nome lírica, que na Antigüidade indicava o acompanhamento musical da lira). O poema lírico tende a ser breve como a canção e obedece a um ritmo associativo (conexão emocional dos sentidos e das imagens).

Poemas Brasileiros

A Casa
(Autor desconhecido)

Era uma casa Muito engraçada Não tinha teto Não tinha nada Ninguém podia Entrar nela não Porque na casa Não tinha chão Ninguém podia Dormir na rede Porque na casa Não tinha parede Ninguém podia Fazer pipi Porque penico Não tinha ali Mas era feita Com muito esmero Na Rua dos Bobos Número Zero.

Sonhe...

"Sonhe com aquilo que você quiser.Seja o que você quer ser,porque você possui apenas uma vidae nela só se tem uma chancede fazer aquilo que se quer.Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.Dificuldades para fazê-la forte.Tristeza para fazê-la humana.E esperança suficiente para fazê-la feliz.As pessoas mais felizesnão têm as melhores coisas.Elas sabem fazer o melhordas oportunidades que aparecemem seus caminhos.A felicidade aparece para aqueles que choram.Para aqueles que se machucam.Para aqueles que buscam e tentam sempre.E para aqueles que reconhecem a importânciadas pessoas que passam por suas vidas.O futuro mais brilhanteé baseado num passado intensamente vivido.Você só terá sucesso na vidaquando perdoar os errose as decepções do passado.A vida é curta, mas as emoções que podemos deixarduram uma eternidade.A vida não é de se brincarporque um belo dia se morre."

(Clarice Lispector)

Pedro e seu machado

(Autor desconhecido)


Pedro, um lenhador, após um grande trabalho em uma área de desmatamento, se viu desempregado. Após tanto tempo cortando árvores, entrou no corte! A madeireira precisou reduzir custos...
Saiu, então, à procura de nova oportunidade de trabalho. Seu tipo físico, porém, muito franzino, fugia completamente do biótipo de um lenhador. Além disso, o machado que carregava era desproporcional ao seu tamanho. Aqueles que conheciam Pedro, entretanto, julgavam-no um ótimo profissional.
Em suas andanças, Pedro chegou a uma área reflorestada que estava começando a ser desmatada. Apresentou-se ao capataz da madeireira como um lenhador experiente. E ele o era! O capataz, após um breve olhar ao tipo miúdo do Pedro e, com aquele semblante de selecionador implacável, foi dizendo que precisava de pessoas capazes de derrubar grandes árvores, e não de "catadores de gravetos". Pedro, necessitando do emprego, insistiu. Pediu que lhe fosse dada uma oportunidade para demonstrar sua capacidade. Afinal, ele era um rofissional experiente! Com relutância, o capataz resolveu levar Pedro à área de desmatamento. E só fez isso pensando que Pedro fosse servir de chacota aos demais lenhadores. Afinal, ele era um fracote...

FERNANDO PESSOA

Sossega, coração! Não desesperes!Talvez um dia, para além dos dias,Encontres o que queres porque o queres.Então, livre de falsas nostalgias,Atingirás a perfeição de seres.
Mas pobre sonho o que só quer não tê-lo!Pobre esperença a de existir somente!Como quem passa a mão pelo cabeloE em si mesmo se sente diferente,Como faz mal ao sonho o concebê-lo!
Sossega, coração, contudo! Dorme!O sossego não quer razão nem causa.Quer só a noite plácida e enorme,A grande, universal, solente pausaAntes que tudo em tudo se transforme.
Não quero rosas, desde que haja rosas.Quero-as só quando não as possa haver.Que hei-de fazer das coisasQue qualquer mão pode colher?Não quero a noite senão quando a auroraA fez em ouro e azul se diluir.O que a minha alma ignoraÉ isso que quero possuir.
Para quê?... Se o soubesse, não fariaVersos para dizer que inda o não sei.Tenho a alma pobre e fria...Ah, com que esmola a aquecerei?...
Se alguém bater um dia à tua porta,Dizendo que é um emissário meu,Não acredites, nem que seja eu;Que o meu vaidoso orgulho não comportaBater sequer à porta irreal do céu.
Mas se, naturalmente, e sem ouvirAlguém bater, fores a porta abrirE encontrares alguém como que à esperaDe ousar bater, medita um pouco. Esse eraMeu emissário e eu e o que comportaO meu orgulho do que desespera.Abre a quem não bater à tua porta!
AUTOR : Fernando Pessoa

DOCE RETORNO
(Autor desconhecido)

Como é bom voltar pra casa, E ao chegar, encontrar-te sorrindo.Como é bom voltar pra casa, E te abraçar com carinho. Depois de um dia corrido, Quero descansar em teus braços . Ver uma meninaEm teu rosto estampado. É tão bom tê-la por perto,Ver-te a cada instanteTer-te como um tesouro secreto, Um puro diamante.

O DINHEIRO

Ele pode comprar uma casaMas não um lar Ele pode comprar uma cama Mas não o sono Ele pode comprar um relógioMas não o tempo Ele pode comprar um livroMas não o conhecimento Ele pode comprar um tituloMas não o respeito Ele pode comprar um médicoMas não a saúde Ele pode comprar um sangueMas não a vida Ele pode comprar o sexoMas não o amor.
Autor desconhecido.

LIÇÃO DE VIDA
Poeta desconhecido


Para pensar no passado e prever o futuro.....PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER!!!Aprendi que peixinhos dourados não gostam de gelatina (Com 05 anos)Aprendi que não dá para esconder brócolis no copo de leite (06 anos)Aprendi que meu pai pode dizer um monte de palavras que eu não posso (08 anos)Aprendi que minha professora sempre me chama quando eu não sei a resposta (09 anos)Aprendi que os meus melhores amigos são os que sempre me metem em confusão (11 anos)Aprendi que, se tenho problemas na escola, tenho mais, ainda, em casa (12 anos)Aprendi que quando meu quarto fica do jeito que quero, minha mãe manda eu arrumá-lo (13 anos)Aprendi que não se deve descarregar suas frustrações no seu irmão menor, porque seu pai tem frustrações maiores e mão mais pesada (15 anos)Aprendi que nunca devo elogiar a comida de minha mãe, quando estou comendo alguma coisa que minha mulher preparou (25 anos)Aprendi que se pode fazer, num instante, algo que vai lhe dar dor de cabeça a vida toda (29 anos)Aprendi que quando minha mulher e eu temos, finalmente, uma noite sem as crianças, passamos a maior parte do tempo falando delas (35 anos)Aprendi que casais que não têm filhos, sabem melhor como você deve educar os seus (37 anos)Aprendi que é mais fácil fazer amigos do que se livrar deles (40 anos)Aprendi que mulheres gostam de ganhar flores, especialmente sem nenhum motivo (42 anos)Aprendi que não cometo muitos erros com a boca fechada (44 anos)Aprendi que existem duas coisas essenciais para um casamento feliz: contas bancárias e banheiros separados (44 anos)Aprendi que a época que preciso, realmente, de férias é justamente quando acabei de voltar delas (45 anos)Aprendi que você sabe que sua esposa o ama, quando sobram dois bolinhos e ela pega o menor (46 anos)Aprendi que nunca se conhece bem os amigos, até que se tire férias com eles (46 anos)Aprendi que casar por dinheiro é a maneira mais difícil de conseguí-lo (47 anos)Aprendi que você pode fazer alguém ganhar o dia, simplesmente, mandando-lhe um pequeno cartão (48 anos)Aprendi que a qualidade de serviço de um hotel é diretamente proporcional à espessura das toalhas (49 anos)Aprendi que crianças e avós são aliados naturais (50 anos)Aprendi que quando chego atrasado ao trabalho, meu patrão chega cedo (51anos)Aprendi que o objeto mais importante de um escritório é a lata de lixo (54 anos)Aprendi que é legal curtir o sucesso, mas não se deve acreditar muito nele (57 anos)Aprendi que não posso mudar o que passou, mas posso deixar prá lá (63anos)Aprendi que a maioria das coisas com que me preocupo nunca acontecem (64anos)Aprendi que todas as pessoas que dizem que "dinheiro não é tudo", geralmente, têm muito (66 anos)Aprendi que se você espera se aposentar para começar a viver, esperou tempo demais (67 anos)Aprendi que quando as coisas vão mal, eu não tenho que ir com elas (72 anos)Aprendi que amei menos do que deveria.(88 anos)Aprendi que tenho muito a aprender (90 anos)

O Valor das Pequenas Coisas
Poeta desconhecido


Aprenda a escutar a voz das coisas, dos fatos, e você verá como tudo fala, como tudo se comunica contigo... Em cada indelicadeza, assassino um pouco aqueles que me amam... Em cada desatenção, não sou nem educado, nem cristão... Em cada olhar de desprezo, alguém termina magoado... Em cada gesto de impaciência, dou uma bofetada invisível nos que convivem comigo... Em cada perdão que eu nego, vai um pedaço do meu egoísmo... Em cada ressentimento, revelo meu amor-próprio ferido... Em cada palavra áspera que digo, perco alguns pontos no céu... Em cada omissão que pratico, rasgo uma folha do evangelho... Em cada esmola que eu nego, um pobre se afasta mais triste... Em cada oração que não faço, eu peco... Em cada juízo maldoso, meu lado mesquinho se revela... Em cada fofoca que faço, eu peco contra o silêncio... Em cada pranto que enxugo, eu torno alguém mais feliz... Em cada ato de fé, eu canto um hino à vida... Em cada sorriso que espalho, eu planto alguma esperança... Em cada espinho que finco, machuco algum coração... Em cada espinho que arranco, alguém beijará minha mão... Em cada rosa que oferto, os anjos dizem: "Amém"...

com medo de vivê-los, de se machucar e depois, quando resolvem retomar este sentimento, muitas vezes ele já passou de sua melhor fase. Aqueles patins eram especiais para o menino, eram únicos, por mais que comprasse outro par, não iria ser igual. Deixe as besteiras de lado, as brigas, os ressentimentos, os medos e viva amor hoje.O que importa é o presente e ser feliz. Não guarde os patins, talvez hoje ainda haja tempo, amanhã pode ser tarde demais...
Persistência

Reflita
Poeta desconhecido


1. Gosto de você não só pelo que você é, mas por causa de quem eu sou, quando estou com você.2. Nenhum homem ou mulher é digno de suas lágrimas; aquele que é, não lhe faz chorar.3. Só porque alguém não o(a) ama como você gostaria, não quer dizer que não o(a) ame como pode.4. Um amigo verdadeiro é aquele que lhe pede a mão e toca o seu coração.5. A pior maneira de ter saudade de alguém é estar sentado bem ao lado dele e saber que não pode tê-lo.6. Nunca fique carrancudo quando está triste; você não sabe quem pode se apaixonar por seu sorriso.7. Para o mundo, você pode ser uma pessoa, mas para uma pessoa, você pode ser o mundo.8. Não perca seu tempo com uma pessoa que não está a fim de perder o tempo dela com você.9. Talvez Deus queira que a gente conheça algumas pessoas erradas antes de conhecer a certa; assim, quando a gente finalmente encontrar essa pessoa, vai saber agradecer.10. Não chore porque acabou, sorria porque aconteceu.1. Sempre vai haver pessoas que o(a) magoam; então, o que você deve fazer é continuar confiando e tomar mais cuidado em quem confiar da próxima vez.12. Procure ser uma pessoa melhor e saiba quem você é, antes de conhecer outra pessoa e deixá-la conhecer você.13.Não se aflija tanto, a melhor coisa acontecem quando você menos espera.

DEUS NÃO EXISTE!!!
Poeta desconhecido

Era uma vez um homem que foi ao barbeiro. Enquanto tinha seus cabelos cortados conversava com o barbeiro. Falava da vida e de Deus. Dai a pouco, o barbeiro incrédulo não agüentou e falou:- Deixa disso, meu caro, Deus não existe!- Por que?- Ora, se Deus existisse não haveria tantos doentes, mendigos, pobres, etc...Olhe em volta e veja quanta tristeza. É só andar pelas ruas e enxergar!- Bem, esta é a sua maneira de pensar, não é?- Sim, Claro!O fregüês pagou o corte e foi saindo, quando avistou um maltrapilho imundo, com longos e feios cabelos, barba desgrenhada, suja, abaixo do pescoço. Não agüentou, deu meia volta e interpelou o barbeiro:- Sabe de uma coisa? Não acredito em barbeiros!- Como?!- Sim, se existissem barbeiros, não haveria pessoas de cabelos e barbas compridas!- Ora, existem tais pessoas porque evidentemente não vem a mim!- Que bom. Agora, você entende...






xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário